Por: Marcos Amazonas
A fotografia digital revolucionou a fotografia, não apenas com uma forma de arte criativa, mas também pelo fato de que tornar-se um fotógrafo profissional agora parece ser super fácil; afinal você pode comprar uma máquina fotográfica e algum equipamento, aprender fotografia com inúmeros cursos de fotografia online gratuitos, praticar as suas capacidades fotográficas e, pesquisando o mercado, encontrar um nicho no qual se possa concentrar. Parecer, parece, mas não é.
A fotografia é uma área extremamente competitiva que exige talento, habilidade, disciplina e marketing.
Comece pesquisando vários fotógrafos para sua referência e depois, se realmente se decidiu pela carreira na fotografia, é tempo de pensar: “como vou me tornar um fotógrafo profissional?”.
A fotografia profissional pode ser uma excelente escolha se você conseguir equilíbrio entre a sua paixão criativa e os seus instintos empreendedores.
Comece se perguntando:
– O que é que me motiva?
– Estou preparado para começar pequeno e prosseguir?
– Posso trabalhar sozinho como profissional de fotografia?
– Que nicho de especialidade fotográfica me atrai?
– O que falta na formação para ser um fotógrafo profissional?
– Como posso melhorar as minhas competências?
– Como estipularei o valor do meu trabalho?
Caso você tenha refletido e queira seguir adiante, listamos 10 orientações básicas que servirão para você estruturar a sua decisão:
1. Pesquise, estude
Você encontrará as respostas à maioria das suas perguntas sobre como tornar-se um bom fotógrafo através da pesquisa, tanto online como offline. Vá a palestras, exposições e seminários de fotografia. Nesses eventos você encontrará muitos fotógrafos e poderá obter muitas respostas diretamente deles. Há uma série de comunidades de e fotógrafos online das quais você pode tornar-se membro. Algumas das respostas que procura virão de uma educação estruturada e algumas respostas virão apenas com experiência e tempo.
A fotografia profissional é um dos poucos campos onde a formação estruturada não é um pré-requisito, você pode praticar e melhorar as suas competências sem ter de ir a um instituto de ensino formal. No entanto, você deve considerar a possibilidade de fazer, como muitos fotógrafos profissionais fizeram, cursos de fotografia em escolas de fotografia, universidades ou institutos de design, pois um fotógrafo precisa desenvolver as suas capacidades, deve ter um olhar aguçado, desenvolver seu potencial criativo e, claro, sua capacidade técnica. Pesquise, se informe, e escolha um entre os muitos cursos de fotografia disponíveis.
2. Procure fazer estágio com um fotógrafo profissional já estabelecido
É muito importante desenvolver suas habilidades de comunicação, flexibilidade e ter um comportamento paciente. Estas habilidades são tão importantes quanto desenvolver suas capacidades técnicas como fotógrafo profissional. Procure vagas e obtenha um trabalho de fotografia como estagiário ou assistente para ganhar experiência prática que nenhuma universidade ou escola pode ensinar. Durante o seu estágio, concentre-se em aprender como é gerido um negócio de fotografia e em como lidar com os clientes.
3. Encontre o seu nicho de trabalho
A sua educação e experiências de estágio o ajudarão a aprender a arte e a técnica da fotografia e lhe darão uma noção mais definida do tipo de fotógrafo que você pretende ser. Agora é hora de começar a definir o seu estilo de fotografia, de encontrar o seu nicho e de concentrar-se no gênero fotográfico que você gosta. Quer fotografar retratos, moda, viagens, casamentos, fotografia conceitual de belas artes, documentário, ou está interessado em fotografia comercial? Pesquise o nicho em que quer se concentrar.
4. Desenvolva o seu estilo
Crie as tuas próprias histórias fotográficas. Existe algo específico que goste de fotografar, por exemplo, preto e branco, retratos, humor, cor?
Siga o seu coração e confie na sua visão. Isso irá ajudá-lo a desenvolver o seu estilo, um estilo único. Estilo que se expressa através de um determinado tema, de um equipamento específico, da instalação de iluminação e do processo de edição.
Acompanhe tudo o que acontece, pesquise em blogues específicos da indústria da fotografia e de outras expressões artísticas, encontre inspiração e faça fluir sua criatividade.
5. Escolha seu equipamento e comece a fotografar
Embora seja necessário equipamento adequado para captar imagens de alta qualidade, não é necessário que você compre os aparelhos de fotografia mais sofisticados, comece comprando equipamentos de segunda mão, em boas condições de funcionamento, ou modelos ligeiramente mais antigos de câmeras ou lentes que estejam com um bom desconto. Escolha seus equipamentos baseado no tipo e estilo de fotografia que você se concentrará. Ah, e não se esqueça do processo de pós-produção que pode transformar completamente as imagens, mas analise com cuidado a adição de efeitos especiais às suas fotografias.
Assegure-se de dominar todas as possibilidades de uso de seu equipamento. É muito importante que esteja continuamente aperfeiçoando suas capacidades e praticando as várias modalidades da sua especialização fotográfica. Tirar fotografias todos os dias, esta é a única forma de melhorar o que se faz.
6. Construa o seu portfólio fotográfico e crie seu site
O seu portfólio de fotografia é a ferramenta mais crucial no seu arsenal para se tornar um fotógrafo profissional de sucesso. Ter um portfólio de fotografia impressionante abrirá o caminho para o sucesso, uma vez que todos os potenciais clientes julgarão as suas capacidades e talento com base no seu portfólio. Não hesite em aceitar um projeto gratuito para um cliente no início da sua carreira se ele puder acrescentar valor ao seu portfólio. Selecione as suas melhores imagens que mostram toda a gama do seu trabalho. Agora crie seu website, ele é fundamental para expor seus trabalhos e contactar clientes. Ele é a sua janela para o mundo e deve refletir o tipo de trabalho em que se especializou, para atuar junto à base de clientes certa.
7. Defina o preço da sua fotografia e planeje como vai comercializar suas fotos
Certifique-se de que calcula todos os custos de entrada e margens de lucro para chegar aos preços da sua fotografia. Pesquise os profissionais de topo na sua área e campo, mas tenha em conta o valor que apresenta para seus clientes. Seja flexível e tenha uma gama de preços. Não trabalhe a valores muito baixos para ganhar projetos e também tenha cuidado com o preço excessivo e com a perda de clientes. Pesquise e aprenda o básico de como licenciar as suas imagens e também monte modelos para acordos contratuais com clientes.
Uma vez que a sua carteira online esteja em funcionamento, precisa de investir o seu tempo na sua própria comercialização. Há várias maneiras de se comercializar como fotógrafo. Você pode participar em concursos de fotografia para ganhar exposição, participar em exposições comerciais locais, enviar e-mails a potenciais clientes sobre as suas ofertas de serviços, tornar-se ativo nos meios de comunicação social, criar redes e relações com os clientes e estar aberto a colaborações.
8. Pesquise sobre os fotógrafos profissionais que atuam no nicho que você escolheu
Basta procurar no Google, por exemplo, por “fotógrafos profissionais de moda” e obterá resultados de vários fotógrafos profissionais deste nicho de atuação. Estude os seus websites e pesquise os serviços e os pacotes de preços que estão a oferecer. Veja se fazem parte de alguma rede ou associação de fotografia e saiba como estão comercializando suas fotografias.
Você também deve participar de associações de fotógrafos profissionais, isto vai permitir que você se relacione e aprenda a construir a sua rede com outros fotógrafos profissionais. Torne-se membro do maior número possível de grupos e comece a trabalhar em rede e a aprender com outros fotógrafos profissionais.
9. Construa relações com clientes de fotografia
Os clientes querem trabalhar com fotógrafos que sejam profissionais e façam o trabalho corretamente. Gerir as relações com os seus clientes é a chave para o sucesso. Isto inclui estabelecer as expectativas certas, ter um acordo contratual adequado para cada projeto que estabeleça claramente o âmbito do trabalho e os resultados e, claro, certificar-se de que cumpre com as suas expectativas. Assegure-se de que é vantajoso para ambas as partes! A retenção de clientes é fundamental para se tornar um fotógrafo profissional de sucesso.
10. Faça crescer o seu negócio
Tudo o que você fizer e todas as suas escolhas terão impacto no seu sucesso – o tipo de trabalho que fizer, os clientes com quem trabalhar, como o preço da sua fotografia, a sua especialidade e a sua área de operação – tudo isto afetará o seu negócio da fotografia. Assegure-se de que é consistente e está continuamente a fazer marketing, conhecendo novas pessoas e, mais importante ainda, retendo clientes antigos.