O artista britânico, James Cook, recria pinturas famosas digitando em máquinas de escrever antigas, uma combinação de letras e caracteres encontrados no teclado. Ocultas na maioria dos desenhos, estão mensagens datilografadas ou palavras inspiradas na história de fundo de um projeto específico no qual o artista está trabalhando.
Nos últimos anos, James produziu mais de 200 desenhos datilografados. Para produzir sua impressionante obra de arte, James tem quase 50 máquinas de escrever que foram doadas por fãs de seu trabalho.
Em entrevista à agência de notícias AFP, disse que, no início, considerava a técnica “impossível”, até que resolveu, por curiosidade, tentar desenhar com as máquinas. “Desde 2014 eu estou aprendendo aos poucos como fazer os desenhos”, ele afirmou.
Os primeiros desenhos eram de construções e casas, porque era mais fácil fazer linhas retas. Depois ele passou para formas mais complexas, como os rostos de pessoas. Ele diz que gasta de quatro a cinco dias para fazer desenhos menores, mas os maiores podem demorar mais.
A loja online de Cook vende impressões de edição limitada e obras de arte originais, e você pode acompanhar seus projetos mais recentes seguindo-o no Instagram: @jamescookartwork
Visite o site de James e conheça seu impressionante trabalho: jamescookartwork.com