Desde o teatro musical e a ópera, a música é entendida como parte do discurso dramático. Passando pelo gênero musical no cinema, suas adaptações às tecnologias do audiovisual e pelo desenvolvimento da banda sonora, a relação entre música e cinema definiu boa parte da história da indústria do entretenimento no mundo moderno. Em suas várias divisões, a composição para cinema atende a uma complexa dinâmica de sincronização, narrativa, poética e forma musical. Já sabemos que a linguagem musical no cinema é reconhecida como uma narrativa tão importante quanto a imagem. Neste curso, será tratada da função da música na narrativa cinematográfica, passando por diversas fases do cinema mudo às animações e à produção brasileira, discutindo a relação entre música e imagem, música e fala, música e indústria cinematográfica. Apresentar noções da função da música na narrativa audiovisual e no cinema ao longo da história, suas transmutações e novas perspectivas, levando os alunos a compreenderem as diferentes funções narrativas da música e do som, além das variadas modalidades de relação entre música e imagem, tanto do ponto de vista estético, como comercial. E também passar por grandes pensadores do tema, como Theodor Adorno, Murray Schaffer e Arnold Schoenberg, além de compositores de diversos setores, como Chaplin, Bernard Hermann, Nino Rota, Heitor Villa-Lobos, Jodorowsky e Björk.
Aula 1 | A música no cinema através dos tempos
Discussão sobre a relação entre música e imagem, música e fala, música e indústria cinematográfica, sincronização e discurso musical, passando por grandes pensadores do tema, como Theodor Adorno, Murray Schaffer e Arnold Schoenberg.
Aula 2 | Música, som e narrativa
Discussão sobre ritmo, temporalidade musical, polifonia entre imagem e som, funções narrativas da música e gênero, com demonstrações e observações de cenas e músicas de compositores de diversos setores, como Chaplin, Bernard Hermann, Nino Rota, Heitor Villa-Lobos, Jodorowsky e Björk.