Uma revolução tem se estabelecido ao nosso redor e as perspectivas são de que ela será muito mais veloz do que a vivenciada desde que a internet passou a ser uma realidade – o mais novo ecossistema digital, a Web 3.0. Isso é o que afirmam especialistas em dezenas de mesas de discussões, painéis e eventos que vêm sendo realizados em todo o Brasil. A Web 3.0 se caracteriza como a nova era da internet, onde os usuários irão deixar de ser espectadores e desempenharão um papel ativo no ambiente coletivo virtual. Tecnologias como a blockchain, os NFTs, a realidade aumentada e virtual e o metaverso têm ocupado cada vez mais espaço em todos os setores da sociedade. Talvez isso não deva surpreender, já que uma pesquisa recente no Brasil realizada pelo instituto Kantar Ibope Media mostra que 6% – ou 4,9 milhões – dos brasileiros que usam a internet já utilizaram alguma versão do metaverso. Além disso, segundo a mesma pesquisa, 91% dos participantes que já experimentaram o metaverso dizem que pretendem acompanhar seu desenvolvimento.
O brasileiro é famoso por ser aberto às novidades tecnológicas e por ser um “early adopter” – aquele que, antes de todos, se engaja nas inovações. O entusiasmo pelo tema tem propiciado um ambiente efervescente em torno do ambiente imersivo e eventos têm sido anunciados mensalmente por todo o país. Dessa forma, vislumbrando um mercado em ascensão e cheio de oportunidades, a Metaverse Academy, em parceria com o MIS, apresenta este curso.
Aula 1 | Panorama da Web 3.0, tecnologias emergentes, entendendo a tecnologia NFT e suas utilizações nos diferentes setores. O que são as blockchains (bancos de dados universais), que desempenham o papel de cartórios digitais para os registros de protocolos NFT sobre o universo da criptoeconomia e o panorama das tecnologias emergentes como AR e VR. Conceito do que são os NFTs e suas singularidades, e abordagem das diferentes formas de utilização dos contratos inteligentes registrado em blockchain.
Aula 2 | Segmento da cripto arte e cases de estudo. O futuro e o metaverso. Apresentação dos princípios do segmento da criptoarte (segmento da arte dedicada aos arquivos digitais registrados), os direitos que os tokens não fungíveis concedem aos artistas e aos colecionadores, e estudo de casos de sucesso no segmento. Os NFTs, assim como todas as outras tecnologias disruptivas, se apresentam como ferramentas para a criação de projetos e ecossistemas ainda mais complexos. Dessa forma, será abordado o papel dos NFTs na criação dos metaversos – o ambiente digital do futuro.
Aula 3 | Web 3.0 e novas formas de interações sociais. Empregabilidade e oportunidades na Web 3.0. Apresentação das novas formas de comunicação no ambiente imersivo e descentralizado. Discussão sobre a formalização de um novo mercado de trabalho que surge para atender as novas necessidades e demandas do ecossistema da Web 3.0, abordando as oportunidades e possibilidades de empregabilidade no ambiente virtual do futuro.
Aula 4 | Rodada de discussões. Sessão inteiramente dedicada à seleção e ao debate das principais dúvidas dos alunos quanto aos temas abordados durante as aulas.
Sobre o professor
Paulo Pinto é cofundador da Metaverse Academy. Com experiência em comunicação, projetos de NFTs e ativações de marcas em metaversos, cria projetos educacionais que dialoguem com o grande público e especialistas.
Membros do Clube MIS possuem 50% de desconto nos Cursos MIS