Você sabia que membros do programa de sócios do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) também possuem benefícios no Museu de Arte Moderna de São Paulo?

O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Seu acervo possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

Visitas às exposições, práticas artísticas, oficinas e cursos especiais são concebidos para atender às necessidades do público diverso. As atividades são acessíveis a todos, não havendo barreiras físicas, sensoriais, mentais, intelectuais ou sociais.

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Os cursos emitem certificado de participação e membros do Clube MIS possuem 20% de desconto em qualquer curso, além de entrada gratuita + 1 acompanhante e desconto de 10% na associação ao Programa de Sócios MAM!

Conheça:

Desde a década de 60, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes.

Trata-se de uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de Processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.

O curso visa promover a familiarização dos participantes com ideias da arte computacional, guiar os primeiros passos na programação com Python, estimular a análise e reflexão sobre obras construídas com código, assim como estimular a experimentação neste meio de expressão. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.

Este curso apresenta a técnica de serigrafia através da experiência do coletivo SHN, um coletivo de arte multidisciplinar que reúne artistas das artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

Os alunos vão aprender como produzir uma tiragem de impressos em papel nos formatos de gravura e pôster (lambe-lambe) e conhecerão mais a fundo a técnica da serigrafia e suas diferentes aplicações. No final do curso, desenvolverão uma série de gravuras e aprenderão como instalar seus próprios pôsteres.

Um curso para quem pretende dar os primeiros passos pelos territórios da fotografia, que transita entre a técnica, a linguagem, as poéticas, o pensamento crítico e a produção criativa.

Sua proposta é transmitir conhecimentos básicos de técnica (câmera, luz, fotometria, objetivas), linguagem fotográfica (composição, enquadramento, cor, preto e branco, edição, discurso visual) e estimular a reflexão e a produção por meio da fotografia. Para tanto, serão apresentadas referências de artistas e suas obras, com o propósito de ampliar o repertório imagético e sensibilizar para a formação de um olhar crítico e criativo.

As aulas são voltadas a interessados em fotografia em geral a partir de 16 anos de idade, com equipamento fotográfico básico (câmera e lentes).

A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.

De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos?

De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

O aparecimento da moda na cultura ocidental marca mais do que novas formas de expressão e autonomia da identidade pela vestimenta, mas o início de uma organização social da aparência que transformou, remodelou e subjetivou os corpos, promovendo a “estetização do eu” na escritura de estéticas da existência pelo corpo vestido. Nesta segunda edição do curso “Arte, moda e filosofia”, a origem da moda será apresentada a partir de quatro perspectivas: a moda como faculdade da aparência, a moda como arte, a roupa do artista (como as vanguardas modernistas visitam a moda?) e a moda como texto e imagem.

A partir de uma constelação de filósofos, sociólogos, psicanalistas e escritores, como Walter Benjamin, Adorno, Gilles Lipovetsky, Simmel, Diane Crane, Daniel Roche, Emanuele Coccia, Freud, Honoré de Balzac, Baudelaire, Machado de Assis, Marcel Proust e Virginia Woolf, entre outros, a moda será introduzida e explicada pela relação fenomenológica entre sujeito e objeto (isto é, o corpo humano e a vestimenta), para se pensar uma subjetividade na qual o corpo vestido torna-se imagem ou “vida sensível”, uma obra de arte viva que se relaciona, afeta e é afetada pelo mundo.
Curso aberto a interessados no tema, estudantes, pesquisadores e profissionais de moda, artes e ciências humanas.

Foto de capa: Foto: Luis Esteves (Acervo mam)