Nascida em Belo Horizonte, graduada em Belas-Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a artista Cinthia Marcelle vive e trabalha em São Paulo desde 2010.
Transitando entre técnicas como desenho, fotografia, colagem, videoarte, performances e instalações, os trabalhos da artista Cinthia Marcelle fazem parte do acervo de várias instituições nacionais e internacionais, como MAM (São Paulo), Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP (São Paulo), MoMA (Nova York), Pinault Collection (Paris), The Royal Library of Denmark (Copenhague), SFMOMA (São Francisco), Tate Modern (Londres) e Vebhi Koç Foundation (Istambul).
Entre as suas exposições de destaque, estão A Morta (Wattis Institute, São Francisco, 2018) e Family in Disorder: Truth or Dare (Modern Art Oxford, 2017)
Em 2017, Cinthia foi selecionada para ocupar o Pavilhão do Brasil na 57ª Bienal de Veneza com a instalação Chão de Caça, que recebeu Menção Especial do júri da mostra.
A artista multimídia busca a inspiração de seu trabalho no caos cotidiano e nas relações sociais, fazendo uma reflexão entre as pessoas e os objetos.
“A minha criação surge nessa fusão com o mundo: para mim, a arte não está acima de nada, o artista não está acima de ninguém, tudo se mistura e essa impureza é que está na origem de meu processo criativo. Só podemos reinventar o mundo a partir dele mesmo” – Cinthia Marcelle