A nova aposta da Gagosian, maior mega galeria do mundo: Anna Weyant

Por: Marcos Amazonas

Weyant é atualmente a artista mais jovem representada pelo império da galeria Gagosian , um movimento que quase certamente influenciou seus altos preços em leilão. Mas, como observa o Journal em seu perfil recente, “é complicado”, porque, no ano passado, ela supostamente namorou seu representante, Larry Gagosian , de 77 anos .

Já artigo de Mieke Marple, artista e escritora, publicado na Art News, revela que “O trabalho de Weyant se encaixa perfeitamente em um subgênero relacionado: a figuração quase surreal que coloca o foco na psicologia feminina. Eros abre caminho através de pinturas como Eileen (2022), em que uma jovem levanta os braços atrás da cabeça, fazendo com que sua túnica branca esvoaçante suba e revele sua calcinha. Sua imagem é repetida duas vezes, com seu duplo assumindo uma posição ligeiramente diferente; as duas figuras parecem pressionadas juntas, devido à perspectiva distorcida de Weyant e ao fundo plano ocre.”

O fato de Anna ser muito jovem, não tem 30 anos, mas já estar na lista de Gagosian e seu trabalho ter sido vendido por mais de $ 1,6 milhão em leilão tem gerado um debate muito grande sobre sua obra, suas influências e sobre a relação estética de suas obras e a de outros artistas que têm temáticas semelhantes. Críticos de arte chegam a afirmar que ela estaria “jogando com segurança demais” que gostariam que ela oferecesse algo mais forte, mais intenso e provocador.

A maioria dos que passam pela Gagosian dedica mais tempo às suas pinturas, mas, na verdade, são os desenhos que, expostos em outro andar, demonstram que ela tem muito a oferecer. Há um incômodo palpável na sua obra Drawing for Lily (2021), um vaso elegante, um suporte para creme e um revólver com uma fita enrolada no gatilho e no cano. Ela atinge o equilíbrio perfeito entre peculiaridade e desconforto; seu sombreamento, feito elegantemente em carvão e lápis, é mais suave do que Weyant demonstra em tinta a óleo.

A seguir mostramos mais imagens de suas obras para que reflitam sobre essa jovem artista que aos 27 anos já é uma estrela internacional!

Falling Woman de Anna Weyant – Sotheby’s, como parte dos leilões de arte “The New York Sales” realizados em Nova York, NY, em 6 de maio de 2022.
SIPA EUA VIA AP

Falling Woman de Anna Weyant – Sotheby’s, como parte dos leilões de arte “The New York Sales” realizados em Nova York, NY, em 6 de maio de 2022.
SIPA EUA VIA AP

Anna Weyant. “Desenho para Lily (estudo de armas)” (2021). Lápis e carvão sobre papel. 11″ x 15″. © Anna Weyant, Cortesia da artista e Blum & Poe, Los Angeles/Nova York/Tóquio Foto: Genevieve Hanson