Toda semana, o Clube MIS indica as melhores programações culturais de SP!
11/03 – Em casa | Sessão + Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Axé: canto do povo de um lugar no MIS-SP
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.
Em março, Chico Kertész, diretor e roteirista do filme “Axé: canto do povo de um lugar” (Brasil, 2016, 114 min, 12 anos), participa do programa comentando esse documentário que traz imagens raras e aborda diversos artistas relacionados ao início do movimento da axé music, originário do estado da Bahia. A mediação da conversa será realizada pela diretora e roteirista Giuliana Monteiro.
O filme pode ser assistido no Vimeo do MIS a partir das 18h do dia 06.03 até as 18h do dia 12.03.
Sobre o convidado
Chico Kertész atua na área de comunicação desde 1999. Colaborou em campanhas políticas, inclusive a primeira vitoriosa do presidente Lula, em 2002. Em 2011, fundou a produtora Macaco Gordo, que desde então vem se destacando não apenas na publicidade, mas especialmente na realização de conteúdos da área musical.
Chico é também o diretor e corroteirista de ‘Axé – Canto do Povo de um Lugar'(2017), filme que retrata a história da Axé Music através de depoimentos de diversos agentes do movimento e imagens raras de arquivo. O filme, ganhador do prêmio de ‘Melhor Documentário’ do Festival Independente de Viena, recolocou a cena em evidência nacional e auxiliou as gerações mais novas na compreensão da história, legado e grandeza da cultura carnavalesca da Bahia.
Foi indicado aos prêmios de Melhor Documentário Internacional e ‘Melhor Diretor em Documentário no Festival World of Cinema London. Participam do longa nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Olodum, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e outros.
Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro
Roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes: o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.
17/03 – Urias | Her mind na Casa Natura Musical
Urias apresenta o show “Her Mind”, com o repertório do seu novo EP, na Casa Natura Musical.
Nascida e criada em Uberlândia (MG), a cantora e compositora Urias, de 26 anos, iniciou sua carreira nas passarelas dos eventos de moda, participando da SPFW e Casa de Criadores, além de estampar a capa digital da “Glamour Brasil” em 2020, da “Bazaar” em 2021 e da “Quem” em 2022, sendo também uma das embaixadoras da marca Adidas Brasil.
Forjada em sua arte e dotada de uma personalidade musical autêntica, Urias cravou uma parceria de peso com o produtor musical Rodrigo Gorky, nome por trás de sucessos de Pabllo Vittar, Anitta, Iza, Luisa Sonza, entre outros. Em 2019, desta união nasceu seu primeiro single: “Diaba”, que acumula mais de 14 milhões de views no YouTube. Desde então, a artista não parou mais, lançando parcerias com nomes como Pabllo Vittar, Gaby Amarantos, Ney Matogrosso, Tássia Reis, entre outros.
Em maio de 2021, Urias lançou a primeira parte de seu álbum de estreia da carreira. “Fúria – Part I” revelou cinco faixas inéditas e contou com três videoclipes das músicas “Racha”, “Foi Mal” e “Peligrosa”. Em janeiro de 2022 o álbum ganhou sua versão completa, ele chega registrando a importante marca de #1 lugar no iTunes Brasil e #5 na Apple Music. Já o single “Tanto Faz” acumula mais de 800 mil views em seu clipe oficial e atingiu o #31 no ranking do Spotify Top Viral Brazil, consolidando em números o reflexo do que se vê show após show.
Em uma clara demonstração de potência, Urias também lançou em maio de 2022 o EP “Her Mind”, que segue cumprindo uma agenda internacional na Europa, dando ao público não só um show mas uma verdadeira experiência.
Casa Natura Musical: Rua Artur de Azevedo, 2134
Membros do Clube MIS possuem 40% de desconto na Casa Natura Musical!
18/03 – O Espetacular Encontro Entre o Baile de Favela, a Música Eletrônica e a Música Clássica no Theatro Municipal
Espetáculo extrassensorial e imersivo com vídeo mapping e suas nuances, para experienciar imagens projetadas na frente do Theatro Municipal, enquanto a música eletrônica e suas vertentes se fundem com a música erudita.
Um encontro de artistas de diversas cenas: Funk, Hip-hop, House, Jungle, Drum Bass, Remixes, Música Clássica. Do Indígena ao Funk, do House ao Jungle, do Erudito ao Pancadão, não perca esta espetacular fusão de estilos.
Uma nova experiência sonora e audiovisual para uma noite memorável.
* Trabalho selecionado através do Chamamento Artístico do Complexo Theatro Municipal de São Paulo
Espetáculo em 4 atos:
1º Ato | 19h30 às 20h Escadaria externa
VJ Mole e Nelson D
Futurismo Indígena – Um convite para a entrada em um Brasil imaginário, onde podemos vislumbrar o Paraíso na Terra
2º Ato | 20h às 20h40 Escadaria interna
Deekapz e Lyarah Live
Baile de Favela e O Erudito Popular – Do Batidão à musiquinha do Gás (Für Elise)
3º Ato | 20h40 às 21h20 Parte Interna
DJ Lys Ventura e Lyarah Live
Reggae, Dancehall, Música Brasileira e Grooves
4º Ato Final | 21h20 às 22h Parte interna
DJ Andy e Lyarah Live
Encerramento e um momento pós-apocalíptico – Celebração Final e um novo começo
Duração 150 minutos
Classificação livre para todos os públicos – Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária
Entrada livre e gratuita, por ordem de chegada até atingir a capacidade.
Antes de participar deste espetáculo, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração.
Theatro Municipal: Praça Ramos de Azevedo, s/nº Sé – São Paulo, SP
Membros do Clube MIS possuem 10% de desconto na compra de ingressos no Theatro Municipal!
14/03 a 27/06 – Curso: PARA ALÉM DO ANTROPOCENO no Instituto Tomie Ohtake
Cresce a constatação de que pelo menos a partir da Revolução Industrial a humanidade interferiu drasticamente nas condições do planeta Terra. Ninguém pode permanecer indiferente ao impacto dessa novidade: somos responsáveis por uma nova “era geológica”, com consequências irreversíveis para a vida no planeta.
Não é um acaso se o contorno antropológico responsável pela dominação da Terra é cada vez mais posto em xeque. Humanismo, antropocentrismo, excepcionalidade humana – são várias as designações para este fenômeno. Nietzsche inventou o além-do-homem. Na sua trilha, Foucault tematizou “a morte do homem”, Deleuze viu dissolver-se a “Forma-homem” em favor de outras composições.
Paralelamente a essa linhagem ocidental, descobrimos que o pensamento ameríndio não enfrenta esse problema, pois parte de um horizonte em que o humano e o não humano (animais, vegetais, espíritos, forças várias) preservam uma intimidade que nos surpreende.
Como não cruzar essas diferentes linhagens? São essas várias pistas que caberá seguir ao longo deste semestre.
Período: 14 de março a 27 de junho
terças-feiras, das 17h30 às 19h
Valor: 4 parcelas de R$ 290,00
On-line, com Peter Pál Pelbart
Vagas limitadas
Membros do Clube MIS possuem meia entrada no Instituto Tomie Ohtake