Muitas vezes um edital é a porta de entrada para que um artista que já vem desenvolvendo um trabalho profissional consiga levar seu projeto para outros patamares de exposição nos principais espaços artísticos do país. Nesse momento, é fundamental conhecer as ferramentas administrativas que são necessárias para que, além da qualidade técnica inegável que cada profissional deve trazer em suas obras, ele consiga expressar sua capacidade de execução e garantir que seu trabalho possa ser desenvolvido com a previsibilidade que os espaços necessitam.
Neste curso voltado para artistas, é possível conhecer o passo a passo de um edital de convocação artística para aumentar as chances de sucesso nas seleções.
Aula 1 | Conceitos e ideias. Apresentação do curso e dos participantes. Conceitos e divergências. Projeto, portfólio e propostas. Exemplos de processos de seleção.
Aula 2 | Análise de edital. Detalhamento da convocatória do Paço das Artes. Objeto e condições de participação. Processo de inscrição. Informações necessárias para inscrição. Como funcionará o processo de seleção. Demais informações relevantes.
Aula 3 | Inscrevendo seu projeto. Cuidados com a ficha de inscrição. O que destacar no currículo. Texto conceitual e memorial descritivo técnico. Cronograma e orçamento. Registros das obras.
Aula 4 | Portifólio: o que é um portifólio? Para quem se destina? O que destacar para se destacar? Exemplos e apresentação dos portifólios.
Sobre o professor Vitor Souza
Vitor Souza é produtor e gestor cultural. Ex-secretário municipal de cultura na cidade de Guarulhos (SP), com passagem em diversas frentes da produção cultural, como gestão de equipamentos culturais (teatros Denoy de Oliveira e Arthur Azevedo), produção de eventos culturais na Cinemateca Brasileira, assessoria para projetos culturais no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de ser responsável pela seleção e gestão de projetos patrocinados de grandes empresas do país. Formado em artes cênicas pela USP, especialista em gestão pública – enfoque à cultura pela UMC e MBA em gestão empresarial e estratégia pela BSP.
Membros do Clube MIS possuem 50% de desconto nos Cursos MIS