Por: Marcos Amazonas
O Instagram tornou-se um novo lar para a poesia, e os Instapoetas estão trazendo poesia para as telas, não apenas para a página.
Na era digital, as palavras têm poder, manifestadas como pequenos quadrados de prosa nas redes sociais. Assim, o que antes ficava apenas em anotações no papel, num caderno em casa, foi parar no Instagram.
Textos curtos e de rápida leitura, que falam de amor, de feminismo, de preconceito, da saudade e do dia a dia, servem como pílulas para a reflexão, para inspiração e para a transformação. Os poemas guardados se espalham por toda parte, leitores nos quatro cantos do mundo e o sucesso levou muitos a lançarem livros.
Separamos, para que você leia e escolha as que deseja seguir, 9 Instapoetas:
MEL DUARTE
Escritora, poeta, slammer e produtora cultural, ela comanda também o perfil Slam das Minas SP (@slamdasminassp) onde acontecem batalhas de poesias exclusivamente feitas por mulheres em diferentes locais do Brasil.
Para seguir: @melduartepoesia
PAULA COSTA
Artista multimídia, encontrou na beleza de trabalhar com arte viva uma maneira de se relacionar com sua própria história, já que perdeu os pais ainda jovem. Na memória, carrega imagens da sua mãe costurando roupas e criando arranjos florais.
Para seguir: @paulacosta.art
JULIANA VALENTIM
Sua grande paixão é a literatura e a produção de conteúdo criativo. Foi a vencedora do Prêmio Ler é Legal como escritora homenageada de 2021 pelo Ministério Público do Distrito Federal.
É autora de quatro livros: Manuscritos de um viajante, Palavras que Dançam, O Abrigo de Kulê e Palavras que Dançam ao Redor do Sol
Para seguir: @palavrasquedancam
CAMILA LORDELO
Para ela, tudo pode ser lido. A poesia existe em todas as coisas, por isso a vontade de publicá-las também em objetos, lugares e momentos. Camila, através do projeto eurílicas, dá vida para poemas e sensíveis em peças como colares, fotos, porta joias, pratos, quadros e outras ‘coisas’ que sua imaginação encontrar.
Para seguir: @euliricas
RYANE LEÃO
Escreve poesias sobre “mulheres infinitas” (como ela mesmo diz). Professora e ativista, Ryane também espalha suas palavras em lambe-lambes e recita seus poemas em saraus e slams. Seu livro “Tudo nela brilha e queima” (Editora Planeta) traz histórias para inspirar outras mulheres a contarem as delas.
Para seguir: @ondejazzmeucoracao
VERENA SMIT
Sua poesia transforma palavras, dando novos significados à elas através de trocadilhos poéticos. Verena nasceu em São Paulo, é artista visual, formada em cinema e em fotografia. Ela já participou de exposições em Nova York, Lisboa e São Paulo e já lançou o livro “Eu Você” pela Editora Paralela.
Para seguir: @verenasmit
GERMANA ZANETTINI
Jornalista, tradutora e poeta, criou a série “Poesia na Pele”, na qual explora e usa o próprio corpo para expressar seus versos. Germana também é autora de “Eletrocardiodrama” (2017), livro lançado pela Editora Laranja Original.
Para seguir: @ge.zanettini
CINTHYA KIMANI
A poeta Cynthia Santos escolheu o codinome Kimani, de origem africana-americana, que significa “meiga e doce”, perfeito para alguém que descobriu o talento com as palavras escrevendo cartinhas no jardim de infância. Vencedora do Slam BR 2019, Kimani transforma raiva em versos e representou o Brasil no campeonato mundial de poesia falada na França.
Para seguir: @kimani_poeta
LUIZA MUSSNICH
Com quatro livros publicados é através de seu perfil no Instagram que encanta milhares de seguidores com poesias sempre acompanhadas de belíssimas fotos.
Para seguir: @luizamussnich