32 profissionais criativos respondem ao tratamento desumano dado aos trabalhadores migrantes da Copa do Mundo

À medida que abusos contra trabalhadores migrantes e pessoas LGBTQIA+ são relatados no Catar, designers e artistas contribuem com trabalhos para arrecadar dinheiro para a caridade trabalhista Equidem.

Quando a Copa do Mundo começou em 20 de novembro, o número exato de trabalhadores migrantes que tinham morrido devido à negligência dentro dos projetos da Copa do Mundo ainda não tinha sido confirmado – embora o The Guardian relate que 6.500 trabalhadores migrantes da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka tenham morrido no Catar entre 2010 e 2021. Apesar dos organizadores da Copa do Mundo afirmarem que os fãs estarão “seguros”, pessoas LGBTQIA+ no Catar e torcedores locais continuam a sofrer abusos. Em outubro, a Human Rights Watch revelou como as forças do departamento de segurança preventiva do Catar prenderam pessoas LGBTQIA+ e as submeteram a abuso físico e verbal. Esta semana, o The Guardian também relatou como pessoas LGBTQIA+ detidos no Catar receberam a garantia de segurança contra o abuso físico em troca de ajuda na localização de outras pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Em parceria com o estúdio Kaleido Grafik, a marca independente e o estúdio de design Ico Design anunciaram uma resposta criativa à Copa do Mundo no Qatar, que visa apoiar a Equidem – uma instituição de caridade que trabalha para expor os abusos que os trabalhadores migrantes enfrentam nos projetos da Copa do Mundo no Qatar. A campanha, chamada Humanity FC, reuniu 32 profissionais criativos internacionais – entre designers, ilustradores, agências e arquitetos – e pediu que eles contribuíssem com uma ilustração. Cada obra de arte forma um dos 32 painéis hexagonais e pentagonais da bola da Copa do Mundo.

Ico Design: Humanity FC (Copyright © Ico Design, 2022)

O resultado final da bola servirá como uma “obra de arte única”, explica um comunicado da Ico, que será rifada para arrecadar fundos; 100% dos rendimentos irão diretamente para a Equidem. As ilustrações foram criadas em torno do tema “solidariedade” – “a proposta é dar uma resposta positiva à negatividade em torno do evento”, acrescenta Ico. O vencedor será escolhido aleatoriamente e anunciado em 9 de janeiro de 2023 para aumentar as contribuições. As rifas estão disponíveis no site da campanha.

O CEO da Equidem, Mustafa Qadri Equidem, afirma: “Sentimo-nos honrados por sermos parceiros oficiais da Ico, é uma iniciativa admirável e muito oportuna, já que acabamos de divulgar nosso relatório investigativo sobre os abusos que os migrantes enfrentaram na construção de sete novos estádios no Catar. Esse apoio ajudará nossa equipe a rastrear os estimados milhares de trabalhadores e famílias da Copa do Mundo que devem receber indenizações por mortes, salários não pagos e pressionar a FIFA a pagar.”

Vivek Bhatia, diretor criativo da Ico Design, diz: “Como um estúdio de fãs de futebol, a Copa do Mundo é o auge, um evento emocionante, mas desta vez parece estar marcado. Nós queríamos fazer algo que afirmasse que, quando se trata de corrupção e exploração no futebol, o jogo acaba”.

Aqui, você pode ler um relatório da Equidom sobre as condições dos trabalhadores migrantes em cargos de construção civil e guardas de segurança no estádio da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, incluindo esforços feitos por empregadores para encobrir investigações sobre trabalho forçado, roubo de salários e morte de trabalhadores.

Ico Design: Humanity FC (Copyright © Ico Design, 2022)

Texto: Liz Gorny

Liz (ela/eles) ingressou no It’s Nice That como redatora de notícias em dezembro de 2021. Depois de se formar em Cinema pela Universidade de Bristol, trabalhou como freelancer, escrevendo para publicações independentes como Little White Lies, revista INDIE e estúdio de design Evermade.

Imagem de capa: Ico Design: Humanity FC (Copyright © Ico Design, 2022)

Para mais informações: www.emcooper.com

www.dannysangra.com

Se você quer ler mais histórias inspiradoras sobre criatividade, acesse www.itsnicethat.com

It’s Nice That newsletters

www.itsnicethat.com/newsletters